Dicas

Você sabia que existem diferentes tipos de farinha de trigo?

FARINHAS E NÚMEROS

Todo mundo sabe que a farinha mais popular quando o assunto é o preparo de massas é a de trigo. O que algumas pessoas não sabem e pode fazer total diferença no resultado final de um alimento, é que a farinha de trigo tem diversos graus de peneiração, níveis de glúten e até proteína. Saiba um pouco mais sobre 4 tipos de farinha a seguir:

Farinha branca tipo 00

Extremamente refinada e 100% natural, a farinha de trigo 00 é feita a partir de um grão mais fraco, absorve mais água e tem um menor teor de glúten, conferindo à massa uma leveza significativa e a aeração ideal. Com ela, é possível trabalhar com produtos de fermentação mais longa, completando seu processo completamente e conferindo mais aroma, sabor e, principalmente, uma fácil digestão.

Atualmente, este tipo de farinha não é produzida em moinhos nacionais – sendo importada da Argentina, Canadá e Itália.

Para que tipo de produto esta farinha é ideal?

Este tipo de farinha é mais apropriado para bolos, porque seu processo de branqueamento faz com que ela fique mais ácida, espalhando a gordura da massa de forma homogênea – isso favorece os bolos de textura delicada, com bastante açúcar e que precisam crescer de forma uniforme. Não é ideal para massas que precisam ser muito elásticas, devido ao baixo teor de glúten.

Farinha branca tipo 0

Com um teor de glúten superior ao da farinha 00, a farinha branca tipo 0 costuma ser branqueada naturalmente e, geralmente, tem adição de ácido ascórbico (Vitamina C) para ajudar no volume e textura das massas.

Para que tipo de produto esta farinha é ideal?

Porque ela ajuda na construção do volume e textura das massas, este tipo de farinha é ideal para pães. Devido ao seu alto teor de glúten também é indicada para massas de macarrão e pizzas, que precisam ser um pouco mais elásticas, ainda que leves.

Farinha tipo 1

Conhecida como farinha tipo 1, especial ou especial orgânica, esta é uma farinha considerada versátil e útil para todos os propósitos devido a sua moagem mesclada feita de grãos fracos e fortes de glúten. Pode ser branqueada quimicamente ou naturalmente, se for orgânica – a versão orgânica resulta em melhores pães.

Sua versão com versão fermento químico em pó e bicarbonato de sódio isenta o acréscimo de mais fermentos em bolos, mas vale ficar ligado na quantidade de fermento contida em cada farinha, porque isso pode variar bastante.

Para que tipo de produto esta farinha é ideal?

Como dito anteriormente, esta é uma farinha considerada versátil e pode ser utilizada em diversas receitas. A farinha tipo 1 é a única que você encontrou no supermercado? Não tem problema, ela vai servir para sua receita se for bem manuseada.

Farinha tipo 2

Semelhante à farinha tipo 1, a diferença aqui está na qualidade dos grãos. Enquanto a farinha tipo 1 pode ser considerada de primeira qualidade por ser bem branca e ter grãos melhores, a farinha do tipo 1 pode ter mistura de grãos e é mais amarelada.

Para que tipo de produto esta farinha é ideal?

Quer fazer biscoitos ou um pão de ló? A farinha tipo 2 pode ser a ideal por ser extraída da parte mais externa do grão de trigo, armazenando menos água e ofertando um valor nutricional maior.

Fonte: Ecomanda

Santelmo - Berger

Rua Moacir Sampaio, 975
Tel.: (49) 3563-0409

Santelmo - Centro

Av. Barão do Rio Branco, 248
Tel.: (49) 3563-1118

Santelmo - DER

Rua Carlos C. de Souza, 145
Tel.: (49) 3567-3475

Santelmo - Gioppo

Rua Elias Abdala, 294
Tel.: (49) 3563-0199

Santelmo - Jung

Rua Silvio Gioppo, 239
Tel.: (49) 3563-1993

Santelmo - Matriz

Rua São Francisco Assis, 496
Tel.: (49) 3563-1724

Santelmo - Municípios

Rua Imarui, 243
Tel.: (49) 3563-2486

Santelmo - Salgado Filho

Rua Sen. Salgado Filho, 228
Tel.: (49) 3563-1319

Santelmo - Vila Paraíso

Rua Paulino Leão, 85
Tel.: (49) 3567-6192